section-cf612c0

Sobre a Associação CAC Brasil

section-5b336b3

SOMOS A PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ARMAS - ASSOCIAÇÃO CAC BRASIL

SOMOS UMA ASSOCIAÇÃO CIVIL CULTURAL, DESPORTIVA, RECREATIVA, SEM FINS LUCRATIVOS E LEGALMENTE REGISTRADA NO 5º RCPJ DA CAPITAL DE SÃO PAULO NO ESTADO DE SÃO PAULO E NA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SOB O CNPJ 34.732.521/0001-55.

Organizações como a nossa, sem fins lucrativos, são organizações de natureza jurídica sem fins de acumulação de capital para o lucro dos seus diretores. Essas organizações, se caracterizam por reunirem diversas pessoas que possuem um mesmo objetivo.

Nossos objetivos são trazer mais atletas para nossas atividades, com compromisso, orientação e responsabilidade, direcionar pessoas que buscam armas de fogo para os caminhos corretos e sabendo distinguir SIGMA do SINARM e evitando assim desvios de finalidades, divulgar o esporte, reconstruir e fomentar a cultura das armas, apoiar a legítima defesa, informar e passar conhecimento para todos de forma acessível e gratuita no que couber e e beneficiar o CAC com a obtenção, através de sua associação conosco, de vantagens e benefícios em produtos e serviços de parceiros.

Se associar conosco só trará mais benefícios para você, o lucro será investido na associação, em prol do seu objetivo e trará serviços e descontos que ajudarão em suas demandas esportivas!

Somos armamentistas e em favor do direito de posse e porte para todo cidadão de bem e ainda acreditamos que o esporte não só é, como tem de ser um direito de todos!

Somos uma associação unida, forte e organizada que, além de trabalhar para desburocratizar e promover a inclusão esporte, visa também defender os direitos de todos os interessados em nossas atividades.

Temos construído um entendimento com os CACs e assim nossas demandas se tornaram ordeiras e sérias e, além de desburocratizar os processos, temos o interesse maior de produzir o crescimento e o desenvolvimento do esporte, lazer e colecionismo através de ideias simples, totalmente legais e constitucionais. Outro pronto é que acreditamos que todos devem ter os mesmo direitos que nós CACs temos, e todos serão muito bem vindos em nossa atividades. Faremos o possível para tornar mais fácil e acessível para todos, tanto o esporte quanto a caça e o colecionismo. O esporte é para todos e acesso às armas para defesa pessoal também. Contudo ser um CAC demanda responsabilidades, dedicação e treinamentos constantes; e isso nós iremos orientar todos para que vistam a camisa e se torne CACs.

A Associação CAC Brasil visa o interesse maior que é através dessas melhorias enaltecer o esporte no Brasil e no mundo. Crescer e fomentar o esporte e a caça no país, trazendo novas empresas aumentando a concorrência e a qualidade dos equipamentos, armas e a melhoria dos atletas. Colocar as entidades a serviço dos CACs de forma que todos possam realmente auferir lucros de forma inteligente sem que a exploração da classe se torne uma forma de lucratividade ímpar.

Adotamos uma importante posição na defesa dos Caçadores, Atiradores e Colecionadores de armas de fogo. Nós fortalecemos nossas atividades trazendo conhecimento e informação através deste portal, seja pelo Blog, Fórum e das redes sociais, vantagens aos CACs associados através de parcerias, damos assessoria e lutamos pelos CACs para que possamos pleitear, junto aos órgãos competentes, melhorias e mudanças para essa importante categoria de atletas.

Representamos a categoria civil, cultural, desportiva e recreativa, promovendo a classe dentro de suas prerrogativas mantendo o foco nas pessoas e promovendo ações que visam:

A prática de atividades esportivas, olímpicas, recreativas e sociais de esportes com armas de fogo, ar comprimido, arco e flecha e afins.
A conscientização dos associados para que a prerrogativa seja mantida em seu estrito cumprimento legal, dando ênfase no que tange a categoria dos Caçadores, Atiradores desportivos e Colecionadores orientando com relação à legislação atual, novas portarias, alterações de leis e novos decretos, entre outros.
Encaminhar o associado em seus interesses no âmbito jurídico e administrativo, em seus processos junto ao Exército brasileiro e demais órgãos que se façam relevantes aos processos dos associados, sendo remunerados para isso ou não.
Atuar na defesa dos interesses da categoria e dos associados, pleiteando novas conquistas e benefícios.
Ajudar e promover o associado que pretende iniciar no desporto em âmbito nacional, internacional de modo formal e olímpico.
Desenvolver nos Estados da federação atividades, projetos, cursos e demais necessidades para a criação, construção e manutenção de clubes de tiro e atiradores esportivos das diversas modalidades com o uso de armas, arco e flecha e afins.
Desenvolver, o site da associação, promoções, atividades, instruções, notícias, a rádio e o canal de web casting tv para a divulgação e consecução dos seus fins;

Somos uma associação à serviço do esporte e da cultura das armas.

section-a0e4a0a
section-cc9ed35

A Associação CAC Brasil nasceu de um grupo de WhatsApp e, de uma forma muito inesperada, se tornou uma associação. Tudo começou quando o Presidente da Associação, Marcelo M. Resende, resolveu se tornar um CAC e assim trazer suas armas para o SIGMA. A dificuldade em poder usar suas armas registradas no SINARM em estandes de tiro era enorme, o que causava insegurança quanto aos transportes à estes locais. Mas ao se deparar com esse mundo dos CACs, só encontrou dificuldades para acessar o esporte, os serviços de despachantes oneravam muito o processo e assim começou a fazer tudo por conta própria.

O primeiro processo, de cadastro do Certificado de Registro (CR), foi o que custou mais, na ocasião o despachante cobrou R$1500,00 fora as taxas, laudos e clube. Então a escolha foi fazer sem ajuda profissional e deu tudo certo, na verdade foi ainda melhor, com o que foi economizado com o serviço de despachante, Marcelo acabou optando por um curso de aptidão técnica de alto nível no Centro de Treinamento Tático da CBC. Feito esse primeiro processo e tendo sido deferido, Marcelo não se contentou e começou procurar por um grupo e pedir ajuda para os demais procedimentos.  E foi em um grupo que tomou a iniciativa de criar um Fórum que ajudasse todos a fazerem o CR sem ajuda profissional, da mesma forma que ele conseguiu fazer. E assim no dia seguinte foi criado o Fórum CAC Brasil e o brasão do grupo.

section-e64fe9f
https://cacbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Logo_Oficial_CACBrasil-e1621401795941-300x300.png

Então Marcelo, designer gráfico de profissão, resolveu comprar um domínio de internet e criar o fórum. Mas o nome CAC Brasil já estava sendo utilizado por uma empresa de ciclismo cuja sigla significa Centro de Apoio ao Ciclista, e o domínio de internet usado pela empresa é cacbrasil.com.br, e por isso foi criado o domínio Fórum CAC Brasil (forumcacbrasil.com.br) – hoje sendo utilizado dentro do domínio principal com o sub-domínio “forum.cacbrasil.org.br” – tudo isso sem maiores pretensões. Então no dia seguinte a criação do Fórum, para sua decepção, haviam apenas 15 membros e dividir conhecimento entre 15 pessoas leigas era algo impossível.

Assim Marcelo partiu para as redes sociais a fim de criar uma página que trouxesse pessoas para o Fórum. Isso com tudo já pronto, nosso brasão, domínio e fórum. E outra surpresa, lamentável, teve ao descobrir que uma página com esse nome também já existia, mas aí não era mais uma página de ciclismo e sim de uma empresa de despachante e loja de produtos para CACs chamada CAC BRASIL

Então criou-se a página @cacbrasiloficial e foi dado continuidade no trabalho para atrair pessoas para o fórum. Mas o trabalho de marketing foi muito bem feito e além de conseguir mais de 2000 pessoas para o fórum, a página ganhou o respeito, confiança e simpatia de mais de 23 mil seguidores ao longo dos pouco mais de 5 meses, e com isso muitas propostas foram recebidas, dentre elas a proposta de tornar sua filosofia, em uma associação que pudesse contribuir para a categoria e tornar melhor os custos de serviços e produtos em forma de parcerias, trazendo vantagens e benefícios aos associados além de promover o fim do desarmamento civil e difundir o conhecimento de forma pública e gratuita.

Esse convite veio de uma pessoa especial e muito influente no esporte. Marcio Menezes, atleta de tiro esportivo desde os 11 anos de idade e hoje árbitro olímpico Nacional pela CBTE, e árbitro internacional pela ISSF, órgão máximo do tiro esportivo olímpico no mundo. E assim juntos fundaram em assembleia, com os demais membros consultivos, entre outros, essa associação.

Assim alteramos a página para @associacacabrasil “Associação CAC Brasil” para que não fossemos confundidos com outras empresas e páginas. Além disso sob orientação jurídica, Marcelo foi orientado que de acordo com o inciso II do art. 124 da LPI, não são registráveis como marca: “letra, algarismo e data, isoladamente, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva.” (…) e ainda:

IV – designação ou sigla de entidade ou órgão público, quando não requerido o registro pela própria entidade ou órgão público;

O pedido de registro de marca dessas siglas ou designações, só pode ser solicitada pela própria entidade, ou órgão público que as detém. Portanto não cabe nenhuma ilegalidade no uso da sigla CAC e tão pouco no uso do nome do seu país, como utilizamos. Mas a fim de não interferir e nem se parecer com outras empresas, criamos outra denominação. usando assim Associação CAC Brasil (organização de Caçadores, Atiradores e Colecionadores) do Brasil. Uma vez que temos estatuto, registrado oficialmente e CNPJ e podemos no denominar uma organização associativa sem fins lucrativo, como somos.

O grupo de WhatsApp foi migrado para o Telegram e até pouco tempo atrás ainda administrado em conjunto com sr. Ricardo Serantoni. Formamos no grupo grandes amigos que sabem nossa origem, ideias e como chegamos até aqui e e lá também saiu nosso jargão:

Juntos somos mais fortes.