O Esporte do Tiro surgiu no Brasil por volta do século XIX, com a imigração européia, principalmente alemães e italianos que predominantemente se istalaram na região Sul do país.

Devido as tradições que foram mantidas e abundantes, com o tiro e a caça, diversos clubes de caça e pesca foram fundados na época, dando então início à nossa cultura das armas, oriunda das tradições eurpoéias.

A primeira competição realizada no Brasil foi a do “Tiro ao Rei”, disputada nas Colônias Alemãs e já havia participação do Exército Brasileiro através dos Tiros de Guerra.

Cronologia inicial:

1906 – foi fundada a Confederação do Tiro Brasileiro, primeira entidade a gerir o tiro brasileiro. O tiro também foi o primeiro esporte olímpico organizado no Brasil.

1914 – surgiu o Revolver Clube, no Rio de Janeiro, uma iniciativa de Guilherme Paraense, atirador e tenente do Exército, e de outros abnegados.

1919 – inauguração do estande de tiro do Fluminense Futebol Clube, por iniciativa de Afranio Costa, dando o impulso necessário ao Tiro Brasileiro.

1920 – Primeira medalha de ouro olímpica do Brasil, conquistada pelo Tenente Guilherme Paraense, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Na oportunidade, o Brasil também conquistou uma medalha de prata na prova de pistola livre e uma medalha de bronze por equipe, também na prova de pistola livre.

1923 – Criação da Federação Brasileira de Tiro.

Em 16 de março de 1989, foi criada a Comissão Central Organizadora (CCO)com a atribuição de organizar os festejos da 1ª Schützenfest – Festa dos Atiradores. Hoje com mais de 30 edições, a verdadeira festa de atiradores, embora seja uma autêntica festa Alemã, ainda mantém as tradições, seus torneios e mostra a verdadeira cultura do esporte do tiro e suas tradições, no Brasil!

armassearspassefériascomsegurança1985

Nossa cultura vem sendo destruída aos longos dos anos pelo desarmamento no Brasil, portanto o papel de reconstruir e manter essa cultura é super importante. Não podemos esquecer que todo trabalho que consiste nessa manutenção é responsável por desmentir narrativas que foram contruídas com a intenção de acabar com nosso acesso às armas e nossa cultura. 

Por isso quando publicamos dados, informações, notícias e outros, toda ajuda é necessária para que tome as dimensões que as mídias não nos dão mais boicotando nossas ações. Para isso usamos as redes sociais para que você possa compartilhar e contribuir dessa forma para divulgar nossa cultura e mostrar que armas salvam vidas.

Para isso também é importante se associar conosco e nos ajudar a manter essas campanhas porque é com parte da anuidade dos associados que mantemos esse trabalho.

Compartilhe nossa cultura!

A história completa, incluindo os primeiros clubes e mais sobre as tradições você encontra no InfoCAC.

Associe-se e tenha acesso exclusivo ao conteúdo!

Não é nosso ASSOCIADO ?

Então descubra o que oferecemos e faça parte!